Atividades Remotas durante a pandemia

Home / Notícias / Atividades Remotas durante a pandemia

Atividades Remotas durante a pandemia

Por , 31 Aug 21  -  Sem categoria

Desde o dia 18 de março de 2020, as aulas de toda a rede municipal de Betim foram suspensas em prevenção ao contágio da emergente pandemia da COVID-19. Pegos de surpresa, nos meses a frente foram adotadas medidas de controle e proteção, como distribuição de informativos e orientações de prevenção, vídeos educativos e atendimento remoto à pais e responsáveis.

A partir de 01 de outubro de 2021, percebendo a gravidade da situação e falta de previsão da rotina escolar presencial, deu-se início em toda a rede municipal a entrega de atividades pedagógicas remotas para que as crianças realizassem, com a ajuda dos seus responsáveis.

Em meio à situação que nos encontramos, a aula remota para educação infantil enfrenta grandes desafios. Toda a base de uma criança é construída por meio de rotinas e atividades propostas no ambiente familiar e escolar.

É por isso que, sempre enfatizamos a importância de manter o vínculo com a escola pela educação remota de crianças na Educação Infantil. É justamente por meio do desenvolvimento de tarefas que conseguimos manter uma conexão com os alunos e as famílias. É de extrema importância darmos continuidade ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, através das habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), estimulando as capacidades motoras e sensitivas das crianças. E isso se dá por meio da interação das crianças e professoras virtualmente.

Os principais objetivos da realização das atividades remotas são a manutenção do contato entre os professores e crianças, durante o período de suspensão do calendário acadêmico, em função da pandemia, e também da criação de uma rotina de estudos que ajudará as crianças a manter a regularidade de seus estudos, para que eles sejam mais facilmente continuados quando voltarmos às aulas presenciais.

São assim enviadas as atividades remotas através de grupos de whatsapp, vídeos gravados, rotinas diárias e plataformas que é disponibilizado pela Prefeitura de Betim e sites de cunhos pedagógicos, criado para o contato com as famílias e crianças, e também atividades impressas na escola para as famílias que não tem acesso (ou condições) de imprimir as atividades em casa, seguindo todo o cuidado e protocolos de segurança nas entregas.

O conteúdo é enviado a cada quinze dias de cada mês, baseado no Currículo Referencial de Minas Gerais de acordo com a faixa etária de idade de cada aluno. Esse documento foi feito baseado na BNCC, respaldando as particularidades como a cultura de Minas Gerais. Espeitando a Educação Infantil como o início da vida escolar, resguardando os diretos da criança na escola como um ser atuante em nossa sociedade.

 

Compartilhe nas redes sociais

Outras notícias

03 Sep 21

Projeto Acessibilidade do Passeio

Em outubro de 2020, aproveitando o baixo fluxo de pessoas na Instituição devido à continuada suspensão de atividades presenciais, foi aprovado e realizado o projeto de acessibi

31 Aug 21

Ações 18 de Maio

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

31 Aug 21

Campanha Natal 2020

Depois de um ano tão conturbado como o de 2020, onde fomos afetados pelo avanço da pandemia do COVID-19 e tivemos nossas rotinas completamente alteradas com a suspensão das aula

Sua contribuição faz a diferença

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para lhe ajudar entre em contato!

institutogriasc@institutogriasc.org.br

(31) 3597-2832

Rua Jeromenha n° 70 , bairro São Caetano - CEP: 32.672-790 - Betim MG

© 2021 Griasc - Instituto Griasc de Assistência Social e Educacional