Biblioteca Comunitária

Home / Projetos / Biblioteca Comunitária

Ações desenvolvidas:

  • Mediação de leitura;
  • Empréstimo de livro;
  • Atividades Itinerantes;
  • Formação.

A Biblioteca Comunitária Cantinho dos Sonhos está localizada em espaço físico no Instituto Griasc. A instituição já desenvolvia projetos na área de educação e social e em 2010 percebeu a necessidade de incentivar a leitura na comunidade, surgindo a Biblioteca Comunitária Cantinho dos Sonhos, que hoje faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas Uai e da RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

O projeto surgiu de um trabalho de incentivo à leitura desenvolvido na instituição, ao qual se deu o nome da biblioteca. A partir da inclusão na rede de Bibliotecas Comunitárias o espaço foi estruturado para atender o leitor em um ambiente aconchegante, de fácil acesso e com um acervo literário atualizado e de qualidade, atendendo a todas as faixas etárias, com o objetivo de incentivar o prazer pela leitura.

Por meio de ações que ultrapassam o espaço interno a biblioteca promove o enraizamento comunitário. Na biblioteca ainda acontece um encontro semanal com mulheres da comunidade, onde são tratadas temáticas relacionadas ao direito humano e protagonismo feminino, além de oficinas de artesanato.

A biblioteca realiza ações de incentivo à leitura dentro e fora de seu espaço e atende pessoas da comunidade de todas as faixas etárias e o público interno da instituição (creche e pré-escola) e das instituições parceiras no entorno da biblioteca que não possuem biblioteca ou um trabalho de incentivo à leitura.

Dentre tantas ações desenvolvidas destaca-se o trabalho de mediação de leitura itinerante, onde o livro consegue chegar ao leitor através de ações em escolas, creches, asilos, praças e outros espaços públicos, alcançando um maior número de pessoas na comunidade que está inserida e em seu entorno.

Atuamos em prol da formação de novos leitores, embasados na apresentação e valorização de experiências com a leitura literária e na leitura como um direito que deve ser assegurado a todos sendo instrumento básico para a informação e o saber. As ações promovem a formação de leitores autônomos vislumbrando o desenvolvimento pessoal, social e consequentemente o desenvolvimento da comunidade a qual está inserida. A participação dos leitores se dá de forma espontânea, por meio de empréstimos de livros, participação nas mediações de leitura, contação de histórias, atividades culturais, caixa de sugestões e redes sociais, onde avaliam o atendimento, a estrutura, a qualidade do acervo e opinam no planejamento das atividades e na compra de novos livros.

 

Sua contribuição faz a diferença

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para lhe ajudar entre em contato!

institutogriasc@institutogriasc.org.br

(31) 3597-2832

Rua Jeromenha n° 70 , bairro São Caetano - CEP: 32.672-790 - Betim MG

© 2021 Griasc - Instituto Griasc de Assistência Social e Educacional